26 de fev. de 2009

O RETORNO À VIDA!!!



Sinto que o meu corpo e a minha mente voltam a reagir de forma intensa à vida. Durante muitos anos, a depressão levou de mim toda vitalidade... e embora eu vivesse, comesse, me maquiasse, estudasse, etc..., uma parte de mim estava realmente morta, e esperança era uma palavra extensa e muito bonita de se ler, nada mais que isso. Por vezes, ela ganhava algum sentido para, em seguida, tornar a ser mais uma palavra.

A medicação apenas deixava a máquina
- chamada corpo - funcionando, embora com baixo desempenho, como um carro com freio de mão puxado... E foi difícil de entender que o freio de mão era puxado pela ausência de amor-próprio, que se perdeu ao longo dos anos, foi despedaçando-se, até sumir por completo.

O amor-próprio se perde muito facilmente: quando olhamos no espelho e reparamos apenas nos defeitos, quando uma crítica nos é dirigida, quando erramos... Somos tão burros! Não conseguimos entender que o nosso corpo e a nossa mente precisam do aval da nossa vontade para funcionar a favor daquilo que desejamos! Como vamos ter sucesso se repudiamos a nossa própria imagem? O produto já sai da fábrica (a vontade) fadado ao fracasso!!! E as criticas? Como são doloridas! Não é aceitável que outra pessoa aponte nossos erros.. (Será que esses erros não precisam continuar vivos para que nossa auto-destruição seja bem-sucedida???). E quando erramos? É o prelúdio do fim do mundo, não é mesmo? Esquecemos que os erros nos aprimoram. Sem eles, nada seria aperfeiçoado..

Muito falamos na dificuldade em conviver com os outros... E hoje eu me dou conta que o problema maior está em nós mesmos! Quando damos valor àquilo que somos, respeitamos nossos próprios limites e aceitamos que sempre viveremos de erros antes de acertos, estendemos isto a todos que nos cercam, e então convivemos bem com os outros.
Agora entendo a frase de Jesus Cristo: "Amar o próximo como a si mesmo!" Nada como viver, errar e aprender. :-)

2 comentários:

  1. Legal Rita, fico contente em saber que tu está vivendo melhor. Espero q a tua melhora me contagie pq as vezes tambem sinto algo parecido


    Um beijão,
    Carlo

    ResponderExcluir
  2. Parece que este fase da tua vida, já passou, não é mesmo? Mais tarde ou mais cedo todo o mundo sente dificuldades (nem sempre a gente consegue entender os outros, o mundo, a vida...) É bom voltar à vida, mas talvez seria melhor dizer: Voltar a ter vontade de viver!
    Tudo de bom para ti. Bom fim-de-semana.
    Simão Pedro

    ResponderExcluir